JAZZ


Rio das Ostras, capital do jazz e do blues

Festival fez a cidade deixar de ser o 'patinho feio' da Região dos Lagos. Nesta edição, destaques são Medeski, Martin & Wood, Jane Monheit e os Yellowjackets, e o público esperado é de 120 mil pessoas




O blueseiro Rod Piazza se emplogou e foi tocar sua gaita no meio do público, na edição do ano passado

Entre os dias 22 e 26 de junho, um pequeno munícipio da Região dos Lagos do Rio de Janeiro será invadido por milhares de amantes do jazz e do blues, um fenômeno que tem se repetido ano após ano. É o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que chega à sua nona edição como o maior do gênero no país e um dos principais da América Latina. Dessa vez, entre os destaques internacionais, estão o trio Medeski, Martin & Wood (com participação especial do lendário saxofonista Bill Evans), a cantora Jane Monheit e a banda de jazz fusion Yellowjackets.

O festival deu a sorte de pegar carona no crescimento vertiginoso que os royalties do petróleo provocaram no balneário ao longo dos últimos dez anos. Na estreia, em 2003, shows de artistas como Kenny Brown e Nuno Mindelis atraíram 5.000 pessoas. Em 2005, esse número já havia triplicado. No ano passado, foi rompida a marca dos 100.000 espectadores. Para 2011, os organizadores aguardam um público total de 120.000 pessoas nos cinco dias de evento, quando acontecerão 29 shows e mais de 60 horas de jazz e blues ao ar livre - tudo de graça. Estão previstas 22 atrações, sendo 10 internacionais.

O apoio financeiro e de infraestrutura da prefeitura foi o que viabilizou o projeto, idealizado pelo produtor musical Stenio Mattos. Atualmente, apenas metade do orçamento de 1,2 milhão de reais ainda vem da prefeitura. Mas a fonte quase secou na primeira troca de comando no poder municipal.

“Confesso que quando assumi, em 2005, quis cortar a verba do festival. Estava precisando de dinheiro para investir em outras áreas. Mas, graças a Deus, fui convencido a manter o projeto”, lembra Carlos Augusto, o atual prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário