
A primeira aeronave P-8I destinada para a Marinha da Índia, vista na unidade da Boeing em Renton. (Foto: Brandon Farris)
A Boeing está perto de realizar o primeiro vôo de um 737-800 como base da aeronave de patrulha marítima P-8I para a Marinha indiana, com o primeiro exemplar surgindo na linha de voo da unidade de montagem da fabricante de Renton Field, em Washington.
Fotografado por Brandon Farris no início deste mês, a aeronave já está pintado com as insígnias indianas e terá a matrícula IN320. É o primeiro de oito aviões P-8Is encomendados como substitutos para a atual frota de turboélices Tupolev Tu-142 da Marinha Indiana. A aeronave havia entrado na linha de montagem no final de junho.
Derivado do P-8A Poseidon que atualmente está em testes de desenvolvimento para a Marinha dos EUA, a próxima geração de aeronaves de vigilância marítima da Índia entrará em operação a partir do início de 2013.
A variante indiana será diferente da aeronaves da U.S. Navy, através da adição de um radar montado na parte inferior, que uma vez que esteja integrado com outros sensores, irá permitir que a aeronave possua uma capacidade de vigilância de 360° contra alvos aéreos.
Outra peça-chave de equipamentos para o P-8I será os torpedos leves Raytheon Mk54. Nova Délhi assinou um acordo de US$ 86 milhões em junho para um lote inicial de 32 unidades desse armamento.
A Boeing realizou o primeiro vôo de um P-8A Poseidon de produção para a Marinha dos EUA, em Renton Field, em julho desse ano. A Índia é o primeiro e até então único comprador de exportação para o derivado 737. As atividades de teste e aceitação serão realizadas a partir do Boeing Field, em Seattle, Washington.
Fonte: Flight Global – Tradução: Cavok
Nenhum comentário:
Postar um comentário