Festival de inverno agita Campos do Jordão nas férias
Cidade recebe charme da música clássica
A bela Campos do Jordão fica ainda mais bonita com o início do Festival de Inverno. Já são mais de 40 anos como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.
Respeitado internacionalmente, o Festival recebe renomados artistas do mundo todo, além das apresentações de grupos famosos, como a Osesp - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - regida pelo violinista Pinchas Zukerman.
Além da apresentação em concertos, os artistas também ensinam, como parta da programação pedagógica do Festival. Eles dão oficinas e aulas a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo - sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte - escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Só no ano passado foram mais de mil inscrições, e foram selecionados 180 bolsistas. Muitos viram grandes artistas depois de terem aulas em Campos do Jordão.

Serão 45 concertos durante a temporada
Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de 3 mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
Tendo como tema “contrastes”, a edição 2011 do Festival de Campos do Jordão é um convite para valorizar a diversidade da música de concerto. Já na primeira semana do evento, público poderá ouvir obras de Beethoven, na abertura, com a OSESP e o regente e solista Pinchas Zukerman, e, no dia seguinte, ter para escolher repertórios que vão do Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, a uma coletânea de Tom Jobim, em emocionante concerto de homenagem aos 10 anos da Orquestra Jovem que tem o compositor como patrono, acompanhada do filho e do neto do músico brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário